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Aceite o desafio de potenciar a diferença e a inovação numa visão integrada da infância…

CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico- científico da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso pelo Conselho Técnico-científico da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em: Educação, Educação de Infância, Educação Social, Intervenção Socioeducativa, Psicologia, Saúde, Gestão e Administração Escolar.

Critérios de seriação

Descrição

Esta Pós-graduação surge a pensar nos desafios atuais que se colocam aos profissionais em infância face à diversidade de contextos socioeducativos habitados pelas crianças e famílias de hoje, num quadro de crescente complexidade nacional e global.
Abordagens interdisciplinares e um trabalho estreito de parcerias, entre os vários agentes educativos, permitem uma intervenção sustentada e renovada que contribuirá para uma visão integrada da Infância.
Assim, propomos um espaço de formação e reflexão onde diferentes profissionais construam um saber alicerçado em conceitos emergentes de Infância, com vista a intervenções diferenciadoras e complementares. 
Esta formação apresenta uma estrutura inovadora quanto à organização curricular, recorrendo a seminários e aulas abertas suportadas pela criação de sinergias entre instituições de ensino superior, de investigação e parceiros educativos. 

Objetivos

  • Desenvolver uma abordagem interdisciplinar sobre a Infância e as crianças contribuindo para uma visão transversal e global
  • Proporcionar uma formação inovadora e avançada aos profissionais em infância 
  • Contribuir para o conhecimento das políticas públicas e das respostas sociais destinadas à infância
  • Construir conhecimentos e saberes acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança de uma forma integrada e em colaboração com outros profissionais numa perspetiva interdisciplinar
  • Construir propostas investigativas coerentes com o princípio de participação das crianças, respeitando os inerentes princípios éticos 

Destinatários

Profissionais em Infância: Educadores de Infância; Educadores Sociais; Técnicos de intervenção socioeducativa; Psicólogos; Professores; Profissionais de Saúde; Profissionais de educação em contextos não formais (ludotecas, bibliotecas, e outros serviços educativos e instituições culturais); Membros de direção de escolas e agrupamentos e de estruturas socioeducativas de gestão intermédia. 

Coordenação

Ivone Neves e Paula Pequito.

Horário de funcionamento

3ª feira: 17h-22h
4ª feira: 17-19h30

Vagas

30

Plano de Estudos

1ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Educação e Formação do Profissional em Infância PT EN5
2652
Projetos e Inovação na Educação de Infância PT EN5
2650
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Investigação em Infância e Educação PT EN5
2655

Consulte aqui o preçário completo.

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