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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso de habilitação profissional para a docência: provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

 1ª chamada2ª chamada3ª chamada
Período de inscrição04 março a 14 maio25 maio a 25 jun29 jun a 01 set
Realização da prova escrita20 maio: 14h3001 jul: 14h3003 set: 14h30
Realização da prova oral18 maio: 14h30/17h30

19 maio: 8h30/12h30 // 14h/17h30

20 maio: 8h30/12h30

22 maio: 8h30/12h30 // 14h/17h30
29 e 30 jun; 01 a 03 jul: 8h30/12h3003 e 04 set: 8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas01 jun13 jul09 set
Período de consulta02 a 03 jun14 a 15 jul10 a 11 set
Período de reclamação04 a 05 jun16 a 17 jul14 a 15 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 12 junAté 24 julAté 18 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 25/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado pretende-se que os estudantes: sejam integrados nas exigências contemporâneas com que a profissão docente se depara; desenvolvam as suas capacidades para intervir em contexto escolar assegurando o desenvolvimento integral das crianças e as suas aprendizagens específicas; fiquem habilitados com formação científica e tecnicamente fundamentada que lhes permita uma intervenção crítica e transformadora nas comunidades educativas; construam um perfil de Educador de Infância em que se revelem, simultaneamente, sujeitos e atores do processo educativo e profissionais reflexivos-investigativos da sua pratica pedagógica; intervenham na Educação de Infância numa perspetiva curricular e saibam organizar o ambiente educativo e avaliar, continuamente, os processos desenvolvidos; sintam a necessidade de uma constante aprendizagem ao longo da vida; fiquem sensibilizados para a necessidade de realizarem a articulação entre a Creche, a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

3 semestres | 90 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Brigite Carvalho da Silva
Comissão Executiva: Maria Cristina Vieira da Silva | Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Vagas

30

Plano de Estudos

Despacho n.º 10040/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática do Conhecimento do Mundo PT EN6
2421
CE150 64 (T:6; TP:42; PL:4; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas em Educação de Infância PT EN6
2422
CE150 64 (TP:20; PL:30; OT:14)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2420
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I PT EN12
2423
H300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche PT EN3
2390
CE75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
2º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar PT EN6
2425
CE150 64 (T:12; TP:34; OT:18)
Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos PT EN6
2424
CE150 64 (T:20; TP:20; OT:24)
Linguagem e Literacia Emergente PT EN3
2426
AH75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade PT EN3
2427
CM75 32 (TP:22; PL:2; TC:2; OT:6)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II PT EN12
2428
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)

2º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Comunicação Oral na Educação de Infância PT EN6
2430
CE150 64 (T:16; TP:32; OT:16)
Ética e Deontologia na Docência PT EN3
2431
AH75 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em Creche PT EN15
2433
CE375 196 (E:160; S:16; OT:20)
Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância PT EN3
2429
CE75 32 (S:26; OT:6)
Expressões Artísticas em Projetos Educativos PT EN3
2432
AH75 32 (T:8; PL:16; S:4; OT:4)Optativa a)
Laboratório de Ilustração PT EN3
2434
AH75 32 (T:8; PL:16; OT:8)Optativa a)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

Consulte aqui o preçário completo.

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